Em três dias, mutirão de cirurgias de joelho opera 20 pessoas no Hospital do Juruá
07/11/2024
A ação, segundo o governo do Acre, faz parte de uma estratégia adotada para oferecer atendimentos especializados de forma mais ágil e reduzir os custos com procedimentos fora do domicílio. Mutirão de cirurgias ocorreu no Hospital do Juruá
Mazinho Rogério/Rede Amazônica Acre
Ao menos 20 pessoas foram operadas em três dias, durante um mutirão de cirurgias de joelho no Hospital do Juruá, em Cruzeiro do Sul. A ação, segundo o governo do Acre, faz parte de uma estratégia adotada para oferecer atendimentos especializados de forma mais ágil e reduzir os custos com procedimentos fora do domicílio.
📲 Participe do canal do g1 AC no WhatsApp
"Atualmente, nós estamos realizando as cirurgias de menisco e de ligamento cruzado anterior. Já faz parte da nossa rotina no Hospital Regional do Juruá. E a gente conseguiu sanar muitos encaminhamentos através do complexo regulador, que é o conhecido da TFD, reduzindo os custos para o estado e aumentando aí a possibilidade de investimentos na saúde aqui na regional", explicou a coordenadora regional de saúde, Diane Carvalho.
Outro objetivo dos mutirões é reduzir as filas e o tempo de espera dos pacientes nas unidades de saúde do Acre.
"São mutirões que têm sido realizados de forma contínua, de cirurgia do joelho. São cirurgias que têm um volume grande, principalmente relacionado a atletas", salienta o ortopedista Daniel Oliveira, que atua na ação.
A coordenadora explicou ainda que pessoas interessadas devem procurar as unidades de atenção básica de saúde para conseguir uma consulta com um especialista em ortopedia.
"Ele precisa do encaminhamento do médico no posto de saúde, dar entrada no SisReg, que é um sistema de regulação. O SisReg vai agendar esse ambulatório de ortopedia para esse paciente aqui na nossa regional. E se o médico durante a consulta ver a necessidade da cirurgia, ele vai proceder com o agendamento também dentro do sistema de regulação", finaliza.
Reveja os telejornais do Acre